Quem somos
História
Realizando um sonho de infância, Cássia Oliveira vai para a Comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, dar aulas de música no ano de 1999, sob o patrocínio de uma instituição de ensino particular da Zona Sul da cidade. A proposta do projeto é dar acesso à musicalização para o maior número de crianças interessadas, convidadas a participarem de aulas de teclado, canto e flauta doce.
No ano em que é lançado, o projeto oferece aulas 1 vez por semana, número que já cresce para 5 aulas semanais no ano seguinte, atendendo até 150 crianças em diferentes horários. Quando os gestores decidem levar o projeto para outra região no ano de 2006, Cássia reúne voluntários e parceiros para possibilitar a continuidade do trabalho no Cantagalo. A mola propulsora é a quantidade de crianças talentosas e entusiasmadas pela música, reunidas a partir do projeto.
Nasceu o Projeto Harmonicanto Música e Cidadania
Cássia alugou seu apartamento no bairro da Tijuca e mudou-se para a Comunidade do Cantagalo. O dinheiro do aluguel foi redirecionado para pagar o aluguel de uma casa onde o projeto poderia acontecer. Diversas atividades de arrecadação de fundos foram organizadas, incluindo um bazar semanal em frente à igreja local, aos domingos, e a venda de legumes doados por um comerciante do bairro.
O projeto ganhou reconhecimento com o lançamento do Conjunto Harmonicanto, que apresentava as performances musicais dos jovens participantes em diversos eventos. Durante uma dessas apresentações, um integrante do conjunto, de 8 anos, expressou preocupação, dizendo: “Cássia, eles não gostaram. Todo mundo tá chorando!” No entanto, as lágrimas da plateia eram de encantamento e emoção, diante da apresentação das crianças.
A legalização do Harmonicanto foi viabilizada por um grupo de amigos e apoiadores, em 2011. Em 2014, o Harmonicanto se tornou uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público). Assim é criada a Associação Harmonicanto Música e Cidadania. No mesmo ano, o projeto mudou-se para um espaço cedido no 3o subsolo do grande prédio que abriga uma escola pública estadual e outras ONGs, na própria comunidade. Neste espaço, até hoje, o Harmonicanto leva a musicalização e uma gama de atividades culturais, ecológicas, além de apoio pedagógico e reforço escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Sobre nós
Cássia Oliveira, realizando um sonho de infância, vai para a Comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, dar aulas de música no ano de 1999.
Em 2006, sob sua batuta, foi criado o Projeto Harmonicanto. Nesse mesmo ano, mudou-se da Tijuca para o Morro do Cantagalo. Em 2011, com a ajuda de amigos e apoiadores, a fundadora Cássia pôde legalizar o projeto e passou a atuar como Presidente da Associação Harmonicanto – música e cidadania.
Atualmente, além de dar aulas de música, Cássia é Gestora e Tesoureira. Há 17 anos, está à frente de várias ações pelo desenvolvimento social, promovendo a musicalização e atividades culturais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Rosana Mendes, atual Presidente da Harmonicanto, é professora de formação, atuando na Coordenação Pedagógica e na Gestão. Nascida no Cantagalo, dedica sua vida às questões práticas da comunidade e está à frente de diversas ações, dentro e fora da ONG, pela melhoria do cotidiano das famílias do território.
Acredita na transformação social por meio da educação. Ofereceu-se como voluntária, no ano de 2000, quando visitou o Projeto Harmonicanto e viu a necessidade de apoio à fundadora, que trabalhava sozinha.
Formou-se pela Gerando Falcões, Instituição que atua pela aceleração do impacto de líderes em favelas do Brasil. Rosana busca sempre a formação continuada para desenvolver mais e melhor seu trabalho com as crianças, os adolescentes e as famílias.
Faça uma doação e entre para a história da Harmonicanto
Você também pode fazer um pagamento utilizando uma de nossas chaves pix ou conta bancária.
CNPJ
14607104000173.
Conta bancária
Banco Bradesco, agência 0473, conta corrente 0724078-4, CNPJ 14607104000173, razão social Associação Harmonicanto Música Cidadania.